Ter conhecimentos de língua gestual
Estou a atender um senhor que, está ao telemóvel, numa conversa daquelas banais, ou seja, não urgentes e que, o senhor, podia perfeitamente tê-la daí a uns breves minutos.
Para mim ele comunica em mímica, ou língua gestual. Coisa que eu não entendo nada. Faz-me um gesto que eu não entendo, dava-me a sensação que era para partir alguma coisa, pois ele tinha o telemóvel entre o pescoço e o ombro e gesticulava com as duas mãos. Eu ignorei e continuei a registar, ao que ele diz ao outro que está do outro lado do telemóvel, "espera aí", e diz-me se eu não entendi que era para dividir a conta em duas. Tive tanta vontade de lhe dar uma resposta ruim, e mandá-lo para um certo sítio, mas respirei fundo e ignorei o caso.
Daqui a uns tempos, nos anúncios para operadoras de caixa, vem lá escrito "ter conhecimentos de linguagem gestual, para entender o cliente quando este estiver ao telemóvel e tiver de falar com a operadora em língua gestual"!