Ser operadora de caixa, na minha perspetiva é...
Os seguintes pontos, são aqueles sobre os quais me debruço e tento cumprir e fazer o meu melhor…
- Cumprimentar, se possível, olhos nos olhos, o cliente.
- Perguntar se precisa de saco, ou de ajuda em alguma coisa no embalamento. Ser prestável!
- Ouvir, quando o cliente refere se encontrou ou não, tudo o que precisava, ajudar nesse sentido.
- Escutar, o que o cliente tem a dizer sobre o que aconteceu nas seções, peixaria, padaria, talho etc…
- Ir registando as compras de acordo com o ritmo do cliente.
- No caso de já conhecer alguma coisa do cliente, meter conversa a esse respeito, desejando que alguma coisa menos boa, se componha! Se a pessoa é divertida e diverte, entrar nesse compasso.
- Perguntar se quer o número do contribuinte na fatura, respeitando, as razões que o cliente aponta para o sim ou para o não, encontrando um ponto em que concorda com ele.
- Perguntar se tem cartão de cliente, cupões e se quer descontar saldo, no caso de o ter...
- Dizer o total de forma subtil, para não assustar o cliente, mencionando os descontos que teve.
- Despedir e agradecer com agrado e simpatia.
Será que me esqueci de algum ponto importante? Aceito sugestões, de colegas e de clientes!