Que os voluntários regressem em breve ás campanhas à porta do supermercado
Estamos numa época em que tudo está diferente. Tempo de mudanças, de novas tendências.
Ensino à distancia, teletrabalho, layoff, situações de cancelamento de atividades, lojas fechadas. e mais umas tantas coisas.
No entanto há coisas e situações que esta mudança não beneficiou nada. Refiro-me às campanhas com voluntários à porta do supermercado, tanto banco alimentar como banco solidário animal.
Não são a mesma coisa desta forma actual, não tem o mesmo impacto nas pessoas. Principalmente em localidades do interior do país.
Algumas razões:
- As pessoas têm dificuldade em acreditar e aceitar vales,
- Não poderem ser elas a escolher os artigos que podem e querem oferecer,
- O entregarem o seu donativo ás pessoas que lá estão identificadas,
- Verem os carrinhos já com artigos, sabendo que estão a ajudar a encher.
- O palpável é mais credível que o virtual.
Além de tudo isto, sei que sendo nós, operadoras de caixa, a pedir, as pessoas sentem mais liberdade para dar respostas tortas e desnecessárias. E nós desde há um ano, já estamos tão desgastados de chamar atenção por incumprimento das regras, já temos outras campanhas para divulgar, outras perguntas a fazer, e ainda ter de levar com as atitudes destas pessoas. Porque muitas pessoas não respondem simplesmente sim, não ou já contribui, elas têm de deixar o ser parecer, o seu incomodo, o seu desagrado.
Espero que isto tudo passe e que os voluntários possam voltar, caso contrário muitas famílias carenciadas e principalmente os animais ficam prejudicados (porque ajudam melhor pessoas que animais - o que é normal) !
Que o regresso esteja para breve!