Quando estiver a ser atendido não fale ao telemóvel
Uma cliente está a colocar as compras sobre o tapete, ao mesmo tempo que vai falando ao telemóvel. Entretanto, não sei se desligou ou se a chamada caiu, pois quando olho a senhora já não está a falar.
Entretanto passa para o outro lado lado e diz-me: "só um bocadinho, que eu estava a meio de uma chamada importantíssima". E... está a ligar para alguém, quando o tapete está cheio de artigos por arrumar...
Nem se importou em organizar os seus produtos, respondia às minhas perguntas por acenos "se queria contribuinte" ; "se queria descontar o saldo". Não percebi qual o assunto da conversa, não posso opinar sobre a urgência do mesmo. Mas comparei esta situação a um "se conduzir não fale ao telemóvel", porque a cliente estava tão compenetrada no telefonema, que tudo o resto era feito de forma desorientada...Porque depois de tudo concluído, é que pediu contribuinte, quando, antes me tinha acenado um "não" com a cabeça.
Quando lhe disse "eu perguntei, mas a senhora disse-me que não queria", ela responde "eu estava ao telemóvel, percebi lá, o que me disse..."!
Atenção: não existe nada que proíba o cliente de falar ao telemóvel durante o tempo do atendimento, mas se poder evitar, ou se puder fazer ou receber a chamada, dai por 3 ou 4 minutos, era melhor, tanto para si (não se atrasava nem se baralhava), como para quem está à espera...