O senhor que se esqueceu do código do multibanco
Um cliente habitual (entre os 55/60 anos) marcava o código e a mensagem era sempre a mesma "código errado", mas o senhor insistia que era aquele código. Eu disse-lhe para ter atenção porque ao fim de tantas tentativas se fosse ao multibanco ficava lá o cartão. O senhor começou a ficar atrapalhado e preocupado e ao mesmo tempo incomodado porque quem estava na fila olhava para ele, talvez porque estavam com pressa, ou até com pena do senhor. Coloquei a conta do senhor em espera, e guardei-lhe o carrinho das compras, enquanto o senhor procurava uma solução.
Entretanto, o senhor foi à caixa do multibanco e o cartão, tal como eu suspeitava, ficou lá dentro. Veio me dizer que tinha de ir a casa.
Um dos senhores que estava na fila, quis ter graça e disse "não deve é de ter lá dinheiro", claro que o defendi, pois do que conhecia daquele cliente, sabia que não era esse o caso ...
Voltou tempo depois com o dinheiro e disse que tinha trocado os pares de dígitos. Não sei como chegou a essa conclusão, mas suponho que tenha falado com alguém ou que tenha anotado o código em algum lugar em casa. Disse-me que estava tão convencido que estava certo, que nem colocou outra hipótese. Desculpou-se pelo facto, e eu disse-lhe que são coisas que acontecem a qualquer pessoa.
É mesmo verdade, esta situação pode acontecer a qualquer um de nós! Quantos de nós já trocamos o código, principalmente quando temos outros códigos, ou até já nos deu uma branca e simplesmente nem nos lembrarmos de nada...Eu já me esqueci do meu e também já troquei os dígitos! Acho que não é sinal de estarmos a ficar senis. Apenas são momentos...