Fazer sala na caixa
Normalmente as pessoas vão ao supermercado com pressa. É algo que acontece muito e que já desisti de entender porquê.
Mas também é facto que essa pressa só se nota mais nas filas, porque quando se anda de corredor em correr, quando se encontra alguém conhecido, para conversar um pouco, o tempo aí não é escasso.
No entanto, o que vejo acontecer diversas vezes e me chega a incomodar, é o tempo que os clientes demoram para pagar e sair da caixa, para desocupar o tapete de saída:
- Demoram que tempos para abrir a carteira, que depois não era aquela, arrumam uma , retiram outra.
- Entretanto há uma carteira para moedas, outra para cupões, outra cartões.
- Também há uma carteira que tem lá de tudo, mas que não se acha nada!
- Depois acontece que não se acha o cartão continente, e é preciso tirar tudo de dentro da mala, mas afinal estava no bolso do casaco porque o tinha utilizado para imprimir os cupões à entrada!
- De seguida, se peço trocos, logo me arrependo, porque é outra odisseia.
- Posteriormente, o cliente ainda fica um pouco a olhar para o talão e não sai de dali, e eu não posso passar ao cliente seguinte, enquanto este não sair, porque convém desinfetar o tapete de saída entre clientes, além de não misturar os produtos.
- Também é nestas alturas que querem ter dois dedos de conversa.
- Depois de tudo pago, esperar que voltem a colocar o troco na carteira das moedas, os talões não sei onde.
- Seguidamente quando eu já tinha desejado um bom dia e despedido, ainda voltam a se despedir.
Recentemente tive de pedir a uma casal que ficou lá encostado a ver os descontos, se não se importavam de se afastar porque tinha mais pessoas para atender. Pediram desculpa, dizendo que estavam distraídos, mas na altura de estarem na fila, estavam com pressa!
É que nestes momentos, não devem de ver/perceber que estão a empatar. Claro que as pessoas precisam do seu tempo para efetuar o pagamento e retirar os artigos do tapete, mas há clientes que parece que ficam ali, a fazer sala!
Principalmente, nos tempos que correm, onde temos de manter o distanciamento , a desinfeção do tapete, era importante que os clientes fossem breves nestes momentos, para permitir o atendimento aos próximos clientes!