Em busca do nome do fruto desconhecido
Eis que na conta de um cliente, aparece um fruto, para mim desconhecido. Como somos nós que pesamos na caixa, perguntei ao cliente se me podia dizer o nome do fruto, para através do nome eu colocar o código do peso. O sr diz maraque roxo, procurei na lista e não aparecia lá esse nome, pergunto ao senhor se não será pitaya vermelha, por ser o um dos únicos frutos que lá estavam que eu desconhecia, mas o senhor insiste que é aquele o nome. Um senhor da fila diz que é um fruto tropical, mas que não se lembra do nome.
Peço para perguntarem na secção da fruta e a resposta é que era mesmo pitaya vermelha, e o senhor não parecia convencido. Então eu disse-lhe que se calhar, o fruto podia ter mais que um nome, e que em cada zona se chamava de uma maneira. Até dei o exemplo do figo da índia que também era chamado, em algumas zonas de figo de piteira (na minha terra até chamávamos figos de penca). É tipo cada terra com seu uso cada roca com seu fuso .
Como o caso me suscitou curiosidade fui ao Google pesquisar, e o nome de maraque roxo como fruto não existe, já a pitaya vermelha existe, e é exatamente o fruto que o senhor levava. Procurei a origem e dizia Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Posto isto fiquei com curiosidade de provar o dito fruto! Parece ter bom aspeto, apesar de ter demasiadas sementes!