É mais fácil apontar a falha e culpar os outros
Uma senhora assim que começa a colocar os artigos no tapete, fala sozinha primeiro qualquer coisa que não entendi e depois diz-me que a sua conta não pode passar dos €20 porque não trouxe o multibanco.
A conta já está quase a chegar aos €30, mas com os descontos imediatos nos produtos dá pouco mais de €18, fico descansada, achando que assim a senhora ainda levava troco. No entanto, a senhora diz-me que assim não pode ser. Depois mostra que tem um cupão de €5 para usar em compras de €20. Concluo, que afinal, ela não podia gastar mais de vinte euros não só porque tinha ou não queria, mas também porque queria usar o dito cupão.
Então pergunta-me:
Cliente: - E agora o que é que eu vou levar para chegar aos €20?
Eu: - A senhora é que sabe o que precisa. Eu ponho a conta em espera e a senhora vai ver!
Cliente: - Eu apanho já aqui alguma coisa, não é preciso por a conta em espera!
E no espaço de um minuto, chega com um frasquinho de água micilelar!
A conta chega aos €21 euros. Usa o cupão, acumula cinco euros no cartão. Quando lhe entrego o talão, diz-me:
Cliente: - Pois, fez-me ir buscar uma coisa à parva, que eu nem uso!
Fiquei a olhar e nem lhe respondi, porque se respondesse era para lhe chamar alguma coisa feia! Esta senhora quando chegar a casa se o marido lhe perguntar porque comprou aquele artigo, é bem capaz de dizer que foi a operadora de caixa que a obrigou a comprar!
Haja paciência!