A partir de domingo muda-se de saco e/ou muda-se de atitude
Há dias, uma cliente contou-me uma experiencia horrível, que teve num supermercado, onde os sacos já se pagam há muito tempo. Disse-me que a operadora atirava com os produtos com uma rapidez enorme, como se estivesse num desporto, em que a pontuação era dada a quem registasse mais produtos num curto espaço de tempo. Disse-me ainda que, como ela (a cliente) estava a demorar a ensacar (nos sacos que trazia de casa), pois eram muitos os artigos, a operadora colocou a conta em espera e começou a atender outra pessoa, e só depois é que voltou à conta da " minha" cliente.
Esta conversa veio na sequência, de, a partir de domingo os sacos de plástico passarem a ser pagos. É que antes, nós ajudávamos os clientes a ensacar, e o que esta senhora me perguntou foi se, nós no continente, também íamos registar as coisas a despachar.
Realmente, eu fiquei a pensar nesta questão, porque só sei responder com exactidão, depois, com a prática. À partida, são os clientes que irão arrumar as compras, mas não me imagino a passar os artigos a correr, sem dar atenção ao cliente.
Tenho uma ideia ou um conselho, que é de resto, o que costumo fazer, quando faço as compras em maior quantidade e uso sacos ecológicos. Eu, na condição de cliente, coloco os artigos em cima do tapete, passo com o carrinho vazio para o outro lado, não ensaco nada e volto a colocá-los depois de registados no carrinho vazio. Na mala do carro deixo antecipadamente, os meus sacos ecológicos já abertos. Chego ao carro, no parque de estacionamento e tiro os artigos do carrinho directamente para os sacos. É simples, prático e assim não faço ninguém esperar!
Temos de nos adaptar às novas situações. Penso que vai correr bem, e quem vai ganhar é o ambiente, pois acredito, que ninguém vai querer pagar dez cêntimos por um saco (ou pelo menos, vão evitar ao máximo), as pessoas vão é começar a trazer sacos resistentes de casa!