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A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

Mais uma vez, atendi o Sr. Provérbios

Estou neste continente há duas décadas, e sempre me lembro deste senhor, já ser reformado, e bem disposto. Já me contou diversas vezes que foi carteiro, no tempo em que a distribuição era feita de bicicleta. Ao que me consta  este senhor, parece estar a viver feliz e  tranquilamente a sua reforma.

Quando o cumprimentei com "bom dia", ele respondeu: "bom dia com alegria"! Quando lhe perguntei "como está?" Respondeu: "vou indo devagar, devagarinho, e às vezes parado!"

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Empatia gera empatia

E porque ser  empático  é muito importante, nós  colaboradores, estamos a receber formação, sobre a empatia.

É sempre bom poder aprender mais, para nos tornarmos melhores.

Foi uma formação, leve, divertida, útil, uma aprendizagem, que sempre nos desperta e acrescenta!

Por isso, caros clientes, espero que notem a nossa evolução , queremos estar  ainda mais disponíveis, simpáticos e empáticos!

Já agora, se possível, fiquem ao nosso lado, porque empatia gera empatia!

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A caderneta do continente - de maio a agosto de 2025

499914529_1119170480252641_3645179226596556835_n.jEsta caderneta tem agradado à maioria dos clientes.

No entanto,  sempre aparece alguém para contrariar . Houve uma cliente que quando leu "A vida passa a comer, é hora de organizar!", disse que o português não estava muito correto. Expliquei que a frase era uma espécie de um trocadilho, de "a vida passa a correr",  só que focada no supermercado, onde a comida, é o mote principal das compras.

No final, ela disse que eu tinha toda a razão e que era a velhice que não a tinha feito entender! Senti que que ela entendeu, e que não vai mais contrariar ou criticar o português!

Falta de empatia

Há uma senhora, já com alguma idade e muito debilitada que vai, creio, uma vez por semana, fazer as suas compras. Vai com o filho que conduz, mas que não pode estar de pé, então fica a aguardar no parque. È uma senhora extremamente,  simpática, agradecida, educada, atenciosa. Gosto dela!

Ela vai tirando os artigos do carrinho para o tapete, se tiver garrafões de água ou outros artigos pesados, ela sabe que vou lá eu,  os tirar. Depois , para que seja mais rápido vou embalando as compras, porque a senhora não se consegue mexer muito. 

Da última vez,  que a estava a atender,  e a fazer este procedimento, não o cliente seguinte, mas outro que estava na fila,  diz em voz bem  alta "É pah  isso assim, tem de ser mais caro!" É inacreditável como as pessoas são, esta falta de empatia! Será que esta criatura, não entende, que se  fosse a própria senhora a embalar as suas compras, ele ainda tinha de esperar mais tempo!? Coitada da senhora, que,  se ouviu e percebeu a indireta, deve ter ficado triste!

Lá porque uns andam sempre atrasados, os outros não têm,  que levar com as suas pressas!

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O departamento da Felicidade no trabalho

 

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Uma reportagem que passou na Grande Reportagem da SIC, que dos dá esperança. 

"Em 2014 Ricardo Costa criou o primeiro Departamento da Felicidade numa empresa portuguesa. Além de prestar apoio a todos os colaboradores, gere todos benefícios que nesta empresa vão da flexibilidade de horários, ao seguro de saúde, passando por um serviço de engomadoria(...)"

Um elogio sincero melhora a motivação e leva a um melhor desempenho

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Sabe sempre bem ouvir um elogio, sentir que não somos invisíveis, e que o nosso valor é reconhecido.

  • O dia do apagão, tivemos que nos desdobrar, porque não se contava com uma afluência tão grande,  e foi preciso, ficar além do nosso horário.
  • A venda de vales,  divulgar e  apelar sim, mas pedir, para uma pessoa acanhada, não é fácil, mas sou muito ligada à causa animal, e isso deu-me alguma ousadia e até correu bem.

Estes dois elogios vieram da mesma pessoa, fiquei muito grata, e não os  irei  esquecer. Acho que um elogio quando é feito de maneira sincera e especifica, melhora a motivação e auto-estima e leva a um melhor desempenho no futuro.

Gratidão!

Há um pão que mesmo embalado deita farinha

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Há um pão que mesmo embalado deita farinha, e isso é um problema para os celíacos , pois o tapete rolante, tem de estar limpo.

Nós temos alguns clientes que têm esta condição, se assim lhe posso chamar. Uma cliente já por diversas vezes,  me pediu que limpasse o tapete, antes de colocar os seus artigos,  porque o filho de 13 anos, não pode apanhar qualquer grão deste pó de farinha (glúten), nos alimentos,   porque corre o risco de perfuração no intestino, disse-me. Ora isto é grave!

Há uma outra cliente, esta já adulta que também tem esta condição, mas também me disse que o caso dela, até nem é,  tão grave!

Como nem sempre se consegue ter o tapete impecável, quando há muito movimento, tem que se arranjar uma forma de ajudar estas pessoas, e que passaria talvez pela divulgação desta condição, para que elas não sentissem incómodo perante os outros clientes em pedir uma limpeza ao tapete, que só é possível, se nos deram uns minutos com o tapete vazio.

Se eu pudesse tinha o tapete sempre limpo, mas mal começo a limpar as pessoas colocam logo os artigos, nem se importam que esteja molhado ou sujo, pois a pressa, é sempre mais importante.

Num futuro próximo um tapete rolante que se auto-limpasse era o ideal!

O apagão e o açambarcamento no supermercado

Este apagão aconteceu, quando o dia estava a decorrer, tranquilamente, no supermercado. A segunda-feira costuma ser um dia calmo.

A princípio, não sabíamos o que se estava a passar, mas as informações começaram a chegar.

A dada altura, começaram a fazer filas. Carinhos cheios. Garrafões de água, comida, lanternas.
Açambarcamento de novo!?

Eu estava preocupada com tudo isto.

E depois, quando quis saber notícias, não tinha acesso a nada.

Enfim...

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