Já algum tempo que tinha vontade de falar no assunto que hoje escolhi, o cliente mistério! Sei que posso ter um destes clientes na minha caixa. Por vezes atendo clientes com características tão peculiares que chego a ter essa dúvida. Sabiam que há nos jornais anúncios para quem quiser ser um cliente mistério? O suposto cliente é instruído para ir às compras e nos avaliar. Felizmente que só me lembro disto uma vez (no máximo) por ano! Que eu soubesse nunca atendi nenhum, mas será que alguma vez nós chegaríamos a saber?
Se a auditoria for gravada (áudio ou vídeo) os funcionários podem ter acesso, como forma de melhorar o seu atendimento. No entanto, essa avaliação pode ser realizada numa forma de lista de verificação cedida pela entidade que requer o cliente mistério e aí não há forma dos funcionários terem acesso aos dados. Mas depende em larga medida da entidade patronal, porque muitas das vezes as auditorias externas(cliente mistério) são basicamente uma forma de avaliar os funcionários para a implementação do SIADAP. Cumprimentos