Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

SIGA AS CORES

Para o melhor esclarecimento, dos clientes de supermercado e também dos visitantes deste meu blog, pedi informações sobre este assunto á entidade certa por email. Eis aqui a resposta que obtive....

Este sistema é um sistema de informação nutricional inovador de aplicação voluntária. Foi desenvolvido tendo como base o modelo de uma autoridade independente, a Agência de Segurança Alimentar do Reino Unido (Food Standards Agency) e o Esquema de Rotulagem Nutricional aprovado pelo CIAA (Confederação das Indústrias de Bebidas e Alimentos da União Europeia) com o objectivo de auxiliar os consumidores a efectuarem escolhas alimentares mais saudáveis e que a Sonae Distribuição decidiu adoptar para todos os seus produtos de marca própria.

A Sonae implementou este tipo de rotulagem dada a preocupação da União Europeia relativamente aos problemas de excesso de peso e obesidade que afectam cada vez mais a população e sobretudo as crianças.
Desta forma, a Sonae implementou este sistema inovador de informação nutricional pioneiro em Portugal.

Na rotulagem temos dois tipos de informação:

VDR  ( Valor diário de referência) que é um guia que visa auxiliar as pessoas a consumirem a quantidade diária de nutrientes e de calorias adequadas estando representado na tabela nutricional .

Sistema do semáforo - na frente das embalagens encontram-se círculos coloridos à semelhança de um semáforo de trânsito. A cada cor corresponde uma concentração diferente dos nutrientes presentes no alimento.
Se um nutriente tiver a cor verde significa que a concentração no alimento é baixa; se tiver a cor laranja a sua concentração é média e se a cor for vermelha significa que a sua concentração é elevada.

A cor cinzenta não tem qualquer significado nutricional e é atribuída às calorias.

Por principio deve optar-se pelos produtos que tem mais verdes e laranjas e menos vermelhos.

Na revista Certa (últimas 3 edições) tem vindo um artigo sobre a nova rotulagem nutricional, o qual pretende prestar esclarecimentos aos nossos consumidores.



Sonae Distribuição, S.A.
SIGA AS CORES