A importância do código de barras
Ainda se lembra como era fazer compras sem o código de barras? O tempo passado em filas de espera enquanto as referências dos produtos eram digitados manualmente?
A primeira utilização de um código de barras teve lugar na manhã de 26 de Junho de 1974, no estado do Ohio, EUR. O produto foi uma embalagem de pastilhas elásticas. A partir desse dia, o código de barras globalizou-se e hoje está tão presente nas nossas vidas que mal damos por ele.
Em Portugal, o sistema GS1 (antigo EAN.UCC) foi introduzido em 1985 pelo CODIPOR, ano em que foi inaugurado o primeiro hipermercado Continente. A GS1 Portugal-CODIPOR e o Grupo Sonae continuam a contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de codificação inovadoras, que contribuem para a segurança e comodidade do consumo.
Através do código de barras GS1 é possivel assegurar:
- Rapidez nas saídas de caixa e redução das filas de espera
- Mais informação sobre o produto
- Rápida reposição nas prateleiras
- Retirada rápida dos produtos em caso de não conformidade
O código de barras GS1 é indissociável dos conceitos de rastreabilidade e segurança, sendo uma das imagens de marca do mundo moderno.
A protecção do Consumidor e a Traçabilidade dos produtos, a par da Automatização das operações, são os grandes benefícios da introdução da codificação em Portugal e em todo o mundo.
Consulte http://www.gs1pt.org/
O post de hoje foi baseado num folheto dirigido aos clientes Sonae, não sendo desta vez de minha autoria...