O Separador do Cliente seguinte
Há dias aqui no blog perguntavam-me quem é que tinha de colocar o separador do cliente seguinte no final das compras, o cliente ou a operadora? Julgo que não há uma regra definida e obrigatória para o facto. Pessoalmente costumo estar sempre de olho no dito cujo, mas ninguém melhor que o próprio cliente tem a noção de onde acabam as suas compras.
Por vezes os clientes chegam à caixa e deitam os artigos para cima do tapete ficando estes mesmo colados aos do cliente anterior. Depois a operadora sem querer junta os artigos no mesmo cliente. De seguida tem de anular e sempre se perde algum tempo. Peço então aos clientes que também tenham atenção a isso. Por vezes os clientes acham que a operadora de caixa tem de saber tudo. Quando há um cliente que tem duas contas, acontece logo confusão. Existem também aqueles clientes que empurram (com as mãos) os artigos do cliente que está primeiro para colocarem lá o seu separador, quando podiam esperar um bocadinho. E esperar porquê!? Porque já por algumas vezes ouvi a frase: " você mexeu nas minhas coisas"!
Na minha opinião o melhor a fazer quando chega à caixa é pedir (ou pegar) no separador, colocá-lo no final das compras do cliente que está à sua frente ( se este não o fez antes); depois coloque as suas compras e por fim meta o lá de novo o separador que por esta altura já deve estar disponível.
Até para usar o separador do cliente seguinte, algo aparentemente simples, é preciso uma certa ciência!