Kaizen - SimK
Como tenho recebido alguns emails a pedir informações sobre esta matéria, deixo estas , algumas até já publicadas em post's anteriores. Espero que tenha ajudado.
KAIZEN: Esta palavra significa melhoria continua (numa filosofia japonesa). Esta etapa KAIZEN o SIMk significa Sistema de Implementação de Melhorias kaizen.
O que é o SIMK?
É um sistema de implementação de melhorias Kaizen e é o sitema de melhoria contínua das operações de loja do retalho alimentar, que permite praticar mudança para melhor de forma continuada e eficaz. Tudo isto através do envolvimento e colaboração de todos os colaboradoes.
O simK é composto por 4 eixos:
1º Missão e objectivos;
2º Ferramentas;
3º Implementação e organização;
4º Princípios e valores.
Este sistema vai permitir praticar mudança para melhor, de forma continua e eficaz. Será a base de competitividade para elevar a moral, servir melhor o cliente, aumentar as vendas, melhorar resultados e o retorno dos capitais investidos.
Os cinco princípios do Simk, são:
1º Cliente
2º Gemba- é onde trabalham os operadores daloja;
3º falar com dados;
4º Simplificação dos processos;
5º Envolvimento dos colaboradores.
O que é uma IT (Instrução de Trabalho)?
É uma técnica para capacitar os operadores para o desempenho eficiente e eficaz de uma determinada tarefa. Esta técnica está sempre associada ao treino de instruções ou normas de trabalho.
Os objectivos a alcançar com a IT são:
- Capacitar as chefias para treinarem rápida e eficazmente os seus operadores;
- Capacitar as chefias para desenvolverem equipas de elevado desempenho;
- Envolver os operadores na decomposição de tarefas;
- Aumentar a capacidade de polivalência das equipas de trabalho;
- Envolver mais rapidamente e com maior produtividade os novos colaboradores.
O que é uma OPL ( one point lesson ou ligação ponto-a-ponto)
É uma instrução visual para o operador, contendo passo a passo a operação ilustrada com fotografia, que permite:
- Eliminar variabilidade;
- Aumentar produtividade;
- Evitar erro humano;
- Normalizar tarefas.
Os 5S
Os 5S é um método de organização no posto de trabalho, que nasceu no Japão no grupo Toyota.
O objectivo dos 5S’s (designa-se assim porque é composta por cinco etapas, em japonês todas começadas por S.) é eliminar o desperdício ( MUDA). Os 5S é composto por 5 fases que são:
- Triagem (Seiri): Retirar do posto de trabalho tudo o que não é necessário;
- Arrumação (Seiton): Um local para cada coisa e cada coisa em seu local;
- Limpeza (Seiso): Limpar e inspeccionar o posto de trabalho
- Normalização (Seiketsu): Criar normas que permitam manter os 3S iniciais;
- Disciplina (Shitsuke): Cumprimento e melhoria das normas existentes - Auditoria 5S.
3 C’s
É uma ferramenta simples para resolução de problemas e tem com objectivo a resolução de problemas simples
O 3C tem origem nas seguintes palavras:
Caso: Definição do problema a resolver. Ex. o tapete do POS 12 não anda.
Causa: Analisar a causa raiz. Ex: Poderá ser do interruptor ou apenas um mau contacto.
Contra-medida: Terá de se elaborar um plano de acção para eliminar o caso. Esse plano terá de especificar a acção, quem é o responsável e a data da conclusão. Não procurar soluções perfeitas, pois é melhor uma melhoria imperfeita, do que a perfeição sempre adiada.
MUDA
Significa desperdício. Há 7 tipos de MUDA.
1º Produção ou informação por excesso, por exemplo: produção de pão em excesso, preparação antecipada ou excessiva de queijo, fiambre…
2º Espera/Pessoas paradas, por exemplo o operador á espera que o colega traga um código que falta no artigo…
3º Movimento, por exemplo o operador ter de se ausentar da padaria para ir buscar farinha para um bolo…
4º Inventário, por exemplo os restos dos artigos que não cabem no linear e vão novamente para o armazém…
5º Transporte, por exemplo trazer uma palete inteira de sacos para a caixa quando só cabem 8 caixas…
6ºSobreprocessamento, por exemplo embalagem excessiva, processo complicado de etiquetagem...
7º Defeitos/Erros, exemplo troca de preços na fruta.
Standard work
O Standard Work , consiste em medir a eficiência dos colaboradores na realização das tarefas, analisando o tempo gasto em muda e o tempo em valor acrescentado.
A esta metodologia passa por 5 passos.
1- Definir objectivos de melhoria.
2 - Estudar o trabalho.
3 - Melhorar o trabalho.
4 - Normalizar o trabalho.
5 - Treinar os operadores segundo a norma.
os principais objectivos do Standard Work são:
- aumentar a produtividade.
- aumentar a produção.
- resolver problemas de falta de fluxos.
- melhorar a motivação e moral dos colaboradores.