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A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

Kaizen - SimK

 

Como tenho recebido alguns emails a pedir informações sobre esta matéria, deixo estas , algumas até já publicadas em post's anteriores. Espero que tenha ajudado. 

 

KAIZEN: Esta palavra significa  melhoria continua (numa filosofia japonesa). Esta etapa KAIZEN o SIMk significa Sistema de Implementação de Melhorias kaizen.

 

O que é o SIMK?

É um sistema de implementação de melhorias Kaizen e é o sitema de melhoria contínua das operações de loja do retalho alimentar, que permite praticar mudança para melhor de forma continuada e eficaz. Tudo isto através do envolvimento e colaboração de todos os colaboradoes.

O simK é composto por 4 eixos:

1º Missão e objectivos;

2º Ferramentas;

3º Implementação e organização;

4º Princípios e valores.

Este sistema vai permitir praticar mudança para melhor, de forma continua e eficaz. Será a base de competitividade para elevar a moral, servir melhor o cliente, aumentar as vendas, melhorar resultados e o retorno dos capitais investidos.

Os cinco princípios do Simk, são:

1º Cliente

2º Gemba- é onde trabalham os operadores daloja;

3º falar com dados;

4º Simplificação dos processos;

5º Envolvimento dos colaboradores.

 

O que é uma IT (Instrução de Trabalho)?

É uma técnica para capacitar os operadores para o desempenho eficiente e eficaz de uma determinada tarefa. Esta técnica está sempre associada ao treino de instruções ou normas de trabalho.

Os objectivos a alcançar com a IT são:

  • Capacitar as chefias para treinarem rápida e eficazmente os seus operadores;
  • Capacitar as chefias para desenvolverem equipas de elevado desempenho;
  • Envolver os operadores na decomposição de tarefas;
  • Aumentar a capacidade de polivalência das equipas de trabalho;
  • Envolver mais rapidamente e com maior produtividade os novos colaboradores.

O que é uma OPL ( one point lesson ou ligação ponto-a-ponto)

 É uma instrução visual para o operador, contendo passo a passo a operação ilustrada com fotografia, que permite:

  • Eliminar variabilidade;
  • Aumentar produtividade;
  • Evitar erro humano;
  • Normalizar tarefas.

 

Os 5S

Os 5S é um método de organização no posto de trabalho, que nasceu no Japão no grupo Toyota.

O objectivo dos 5S’s (designa-se assim porque é composta por cinco etapas, em japonês todas começadas por  S.) é eliminar o desperdício ( MUDA). Os 5S é composto por 5 fases que são:

 

  1. Triagem (Seiri): Retirar do posto de trabalho tudo o que não é necessário;
  2. Arrumação (Seiton): Um local para cada coisa e cada coisa em seu local;
  3. Limpeza (Seiso): Limpar e inspeccionar o posto de trabalho
  4. Normalização (Seiketsu): Criar normas que permitam manter os 3S iniciais;
  5. Disciplina (Shitsuke): Cumprimento e melhoria das normas existentes - Auditoria 5S.

 

3 C’s

 

É uma ferramenta simples para resolução de problemas e tem com objectivo a resolução de problemas simples

O 3C tem origem nas seguintes palavras:

Caso: Definição do problema a resolver. Ex. o tapete do POS 12 não anda.

Causa: Analisar a causa raiz. Ex: Poderá ser do interruptor ou apenas um mau contacto.

Contra-medida: Terá de se elaborar um plano de acção para eliminar o caso. Esse plano terá de especificar a acção, quem é o responsável e a data da conclusão. Não procurar soluções perfeitas, pois é melhor uma melhoria imperfeita, do que a perfeição sempre adiada.

 

MUDA

Significa desperdício. Há 7 tipos de MUDA.

Produção ou informação por excesso, por exemplo: produção de pão em excesso, preparação antecipada ou excessiva de queijo, fiambre…

Espera/Pessoas paradas, por exemplo o operador á espera que o colega traga um código que falta no artigo…

Movimento, por exemplo o operador ter de se ausentar da padaria para ir buscar farinha para um bolo…

Inventário, por exemplo os restos dos artigos que não cabem no linear e vão novamente para o armazém…

Transporte, por exemplo trazer uma palete inteira de sacos para a caixa quando só cabem 8 caixas…

Sobreprocessamento, por exemplo embalagem excessiva, processo complicado de etiquetagem...

Defeitos/Erros, exemplo troca de preços na fruta.

 

Standard work

O Standard Work , consiste em medir a eficiência dos colaboradores na realização das tarefas, analisando o tempo gasto em muda e o tempo em valor acrescentado.
A esta metodologia passa por 5 passos.
1- Definir objectivos de melhoria.  
2 - Estudar o trabalho.
3 - Melhorar o trabalho.
4 - Normalizar o trabalho.
5 - Treinar os operadores segundo a norma.
os principais objectivos do Standard Work são:
- aumentar a produtividade.
- aumentar a produção.
- resolver problemas de falta de fluxos.
- melhorar a motivação e moral dos colaboradores.

 

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