Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

Quando o progresso pode retirar empregos

Bem o assunto que hoje trago  chama-se progresso. Ainda bem que muitas coisas evoluíram no supermercado. Imaginem o que seria de nós operadoras, se ainda tivéssemos de fazer contas a lápis ou com aquelas máquinas registadoras de antigamente? Ainda bem que já não é assim.

amazob[1].jpg

No entanto o dito progresso está ir depressa demais, está a substituir as pessoas por máquinas e até a retirar postos de trabalho. De certo que já ouviram falar no Amazon go!? Pois bem, o Amazon go supermercados, abriu este ano, a sua primeira loja em Seattle.

 

No Amazon go, o cliente entra, retira das prateleiras os  artigos  que precisa para dentro do seu saco e sai, sem ter de ficar em filas para efetuar o pagamento. Ainda assim, paga, mesmo que não haja caixa para o fazer. Os requisitos essenciais para comprar nesta loja são ter conta na Amazon e descarregar uma aplicação, que está disponível para os sistemas Android e IOS.

 

O supermercado tem câmaras e sensores que supervisionam os clientes e que automaticamente lhes  cobram o  que tiraram da loja, retirando o valor da conta bancária associada. E quando o cliente devolve  um produto à prateleira, a loja  está equipada com sensores que o detetam .

 

Parece tudo muito perfeito, não tem  caixas de pagamento, nem operadoras de caixa, mas  tem alguns funcionários: uns numa cozinha, escondida dos clientes, que preparam refeições rápidas e sandes, um outro na área de bebidas alcoólicas, para verificar a idade dos clientes, e ainda outro, à porta, para dar as boas-vindas. Por fim, são também pessoas que repõem os produtos nas prateleiras.

 

Mas será que os clientes gostaram da ideia, será que não faz falta o contacto com as pessoas!? Será que por cá teriam adeptos!?

 

Vídeo Amazon Go.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.