Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

No supermercado o decreto lei 58/2016 já se fez notar

Entrou hoje em vigor o decreto lei que  regulamenta a obrigatoriedade do atendimento prioritário, e sobre qual já escrevi aqui. Como é dia 27 de dezembro e a euforia do natal já passou, pensei que seria um dia calmo, e que certamente, não teria um episódio para contar aqui, ainda.

 

O dia até foi calmo, mas tenho não um, mas dois episódios! O primeiro foi um senhor, com alguma idade, mas que com certeza, não teria 65 anos. Disse:"Sou velhote, posso passar?" Digo:" Não basta ser velhote, tem de ter alguma limitação". Responde:"Ah, tenho uma dor no joelho".  Estava eu ainda a digerir, e o senhor diz: " Estava a brincar! Acho esta ideia tão parva, que resolvi brincar com ela!"

 

Depois na caixa da minha colega da frente, uma senhora, passa pelas pessoas que estavam na fila, chega à frente da operadora, mostra um papel e diz:"Eu tenho prioridade!" Claro que as pessoas  ficaram surpreendidas, por alguém passar assim, sem dizer alguma coisa,  ou pedir licença.  A minha colega responde, que tudo bem...mas que ela não tem de avisar apenas a operadora, mas também as outras pessoas que estavam na fila. A senhora prioritária lá comunicou aos outros, e correu  bem.

 

O que a minha colega viu no papel foi a percentagem de incapacidade, incapacidade essa, que não era visível. Acho que é esta parte que mais me vai custar: a incapacidade não ser visível e ter de perguntar qual é, ou pedir algum documento que comprove. Por mim, até bastava a palavra do cliente, pois suponho que ninguém iria inventar uma incapacidade, mas os outros podem ter dúvidas.

 

 Aproveito para reforçar que a prioridade é igual para os quatro tipos de clientes prioritários: pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas com mais de 65 anos e com limitações, pessoas acompanhadas de crianças até 2 anos, e grávidas em qualquer fase da gravidez . Se na mesma fila existir dois ou três destes tipos de clientes, o atendimento é feito por ordem de chegada!

 

E isto ainda agora começou. Não percam as cenas dos próximos capítulos, porque isto promete! Vão com certeza acontecer situações caricatas, embaraçosas, constrangedoras. É preciso bom senso, discernimento e tolerância...

imagem02354.jpg

Nota: As multas pelo não cumprimento, são feitas,  não só ás empresas, como também às pessoas singulares.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.