Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

A lupa de alguém

Sou operadora de caixa num supermercado Continente modelo. É esse universo que eu trato neste espaço...

Os que falam do "a lupa de alguém"

Olá! Hoje não vos vou falar de qualquer situação engraçada com clientes, ou algo género. Apenas vou aqui deixar um link de um outro blog, cujo autor resolveu fazer uma análise exaustiva a respeito de mim e do meu blog.

Gostavam que lessem, há partes que me deixaram pasmada. Quando o autor analisa a minha preferencia musical... fez-me foi rir, porque quando em 2008 quando eu escolhi a musica If you were a Sailboat - Katie Melua, eu apenas gostava da melodia, nem entendia o significado da letra, já que o meu inglês não é lá grande coisa. No entanto, o autor do blog em questão (A reviravolta), relaciona a música com a minha personalidade. Enfim...que posso eu dizer de tudo isto!? Se calhar até é bom que falam da lupa de alguém, é sinal que não sou indiferente!

  

Uma imensa análise sobre a Caetana/lupa d'alguém (cliquem aqui ou vejam abaixo)

 

 

Publicado por D. Leal em 26/07/2010

Diapositivo1.JPG

 

«Este é um daqueles blogues que eu diria, geniais ou enganosos…

Por um lado a apresentação da autora, que se diz ser, rapariga na casa dos trinta anos com pelo menos um filho, elabora um blogue em que retrata o mundo de uma “operadora de caixa num supermercado Sonae”. Diz que” Antes de entrar para o Modelo, trabalhei numa empresa, (como administrativa) onde tinha um gabinete, só para mim, que era altamente” acrescentando que trabalha em tempo parcial no grupo sonae. Por outro efectivamente temos a sensação do Marketing fortíssimo que a empresa opera no mercado, e que, sem querer faz parecer neste blogue. Abordaremos com atenção estes aspectos, esperando chegar a uma conclusão.

 

“Olá sou a Caetana. O motivo que me levou a fazer este blog foi em parte o meu emprego. Tenho uma profissão que não escolhi, mas tento dar o meu melhor quando a estou a desempenhar… é um trabalho monótono onde por vezes dou comigo a viajar no pensamento. Outras vezes observo e assisto aos episódios dos seus intervenientes, ou seja, os clientes que frequentam a loja. Trabalho num super mercado!”

Diapositivo2.JPG

É desta forma que a “Caetana” se apresenta ao seu publico, mais sobre ela não se sabe, pelo menos directamente no seu blogue. Sabemos que “ela” para além de ter um filho é solteira, ou pelo menos era quando efectuamos a nossa pesquisa. Mas vamos por pontos! A questão se remete, só mesmo porque se for uma estratégia de marketing, será interpretado como enganoso! Pois engana o seu publico com uma pessoa que não existe de facto. Não é pretendido invadir a vida desta “mulher”, já que se “ela” existir mesmo, nunca será aqui anunciado nenhum dado que a identifique, apenas ficará a resolução do problema, existe ou não existe?

 

Um gosto musical bastante emotivo, diz-se fã deste tema “If you were a Sailboat – Katie Melua”, uma melodia que aborda as “chances” de amar “Você teve uma chance de me amar, aproveitei a oportunidade de te amar (…)” revelando uma mulher apaixonada, emotiva e esplendorosa, podemos mesmo acreditar neste ser humano real pois a musica se revela compatível com a idade da autora do blogue. Mas, também, pode ser interpretado como uma “chance de negocio”, a letra da musica pode ser interpretada de outra forma, quando a letra diz que “…as chances que criamos, sempre pareça tocar mais verdadeiro (…)”, parece que nos dá a entender que pode existir outras formas de atingir objectivos, quando o que “parece ser” se torna aos olhos de todos, uma pessoa verdadeira, quando no entanto a letra pode ser uma mensagem bastante clara, em que a empresa se mostra apta a se modificar de acordo com as tendências dos clientes “Se você é um pedaço de madeira eu o pregaria ao chão.” Ok, um pouco louco, mas temos de verificar todos os dados que nos aparece, ainda mais uma musica que pode ser uma mensagem indirecta…

 

Por outro lado, observamos as horas de publicação dos posts/artigos que escreve, verdade seja dita mas são bastante diversificadas! Sei que as caixas do Modelo funcionam em part-time, isto é, 4h diárias, pelo menos era assim no meu tempo. Se considerar que o horário das caixas funcionam igual forma em todo o período, ou seja, o horário da Caetana não muda, como funciona com a reposição, devo dizer que então ela não é uma pessoa singular, já que tem horários tão distintos de escrita como: 20h00; 08h00; 7h30; 15h00… Por outro lado, considerando a possibilidade de trabalhar em part-time com horários rotativos, estranhamos duas situações, em primeiro lugar escrever ás 7h30 da manhã sobre o seu trabalho; em segundo lugar as horas de escrita serem certas, ou seja, redondas… Colocamos uma vez mais o beneficio da duvida, porque recusamos aceitar que a Caeitana tem uma apontaria certeira para as horas certas e redondas, e vamos supor que ela agenda os posts/artigos, para quem não sabe: agendar um post é possível, podemos escolher a data e a hora que queremos que um artigo seja publicado. Ao vasculhar o ano de 2008 deparo-me já com horas totalmente diferentes das anteriores nomeadas, redondas/certas, portanto leva a crer que utiliza mesmo o agendamento, mas também escreve sem ele.

 

Outro dos aspectos ainda a acrescentar ás horas e dias de publicação, é o facto de Caetana escrever religiosamente um post/artigo por dia. Como se considera-se o blogue um género de diário, mas um diário profissional em que fala de tudo o que pensa, as boas e as más experiências que afecta a relação no seu emprego. Nas datas a Caetano soma pontos, pois como caixa e pelo facto de praticamente sempre quando trabalha, publicar um post/artigo acrescenta assim pontos pois também existem bastantes posts publicados ao fim de semana com horas de publicação como quem acabou de escrever, como todos sabem os horários são rotativos, portanto tinha mesmo de existir posts/artigos ao fim de semana.

 

Diapositivo3.JPG

 

Mas os elogios perdem-se um pouco quando visualizamos a barra vertical, em que o elogio ao grupo Sonae chega a ser tão mimado que de certo o tio Belmiro se orgulharia desta pequena serva. É este um dos grandes motivos que levam a desconfiar deste suposto blogue de uma personagem dedicada ao seu trabalho. Ela diz se “orgulhar” em pertencer ao grupo, mesmo confirmando que “Apesar de até gostar daquilo que faço profissionalmente, ainda não me sinto completamente realizada, principalmente a nível financeiro”. Na suposta barra, verificamos as medidas que o grupo segue, os serviços e esquemas do grupo para levar o cliente a gastar mais, enfim um sem fim de “autocolantes” que promovem o grupo Sonae. Supostamente, segundo a autora do blogue, ninguém do Grupo Sonae sabe quem é ela, se isto é verdade, ela será assim uma verdadeira profissional, mas como a nossa mente é desconfiada, permita-me desconfiar quando olho para a sua barra…

 

Outro dos motivos que me fazem desconfiar, é no meio de cada post/artigo que a Caetana escreve existe um outro a promover as iniciativas da SONAE e exibir produtos e serviços. Típico de que executa os labirintos do Marketing.

 

Mas uma vez mais, vamos acreditar na boa vontade da Caetana, que até tem uma grande lista de blogues que segue e que sugere aos seus visitantes que vasculhem os blogues que destaca…

Esta discussão tornou-se importante pelas dimensões que o blogue veio a ter ao longo dos anos que opera (desde 2008), pelo numero de visitas que conquistou e o respeito que tem no espaço blogosfera. O seu sucesso foi tanto que para além de ser um dos blogues sugeridos por diversos sites e blogues, incluindo o Reviravolta.net, também foi por duas estações de Rádio: Rádio Clube Português e a Antena 1.

 

Distinguida e fortificada, como um exemplo a seguir. De facto foi assim que iniciei quando resolvi publicar este assunto, é um génio esta Caetana, se acreditar que esta Mulher e Mãe existe mesmo, diria que é uma das personalidades que mais nos tocam, quando clicamos na página da Registadora de Produtos, com uma filosofia muito própria, frontal e terna, apresenta-se como aquela que fala dos seus pensamentos quando vagueiam e não se dá conta…

 

Mas não deixa de ser engraçado, um trabalhador que está a part-time (trabalho precário) ocupar parte dos tempos livres a escrever acerca do seu trabalho, coisa de malucos ou de génios, assim também era definidos os grandes sábios da história, pois o que se passa naquele blogue é isso mesmo…

 

“Atendi um político na minha caixa, mas não sei o seu nome…

Estava a atender um Sr., muito bem parecido, na casa dos cinquenta anos. Na fila estava uma senhora, suponho que na mesma faixa etária. Ela estava em bico de pés, quase saltava, fazia sinais que eu não percebia. Até pensei que estava algo errado comigo. Quando este senhor sai, ela então desabafa. Pergunta-me se eu não reparei quem era o Sr.. Eu respondi que não. Ela disse ” não me diga que não o conhece, ele é um deputado, costuma aparecer no parlamento…” a senhora até me disse o partido, mas eu sinceramente como não ligo muito a politica, não faço a menor ideia quem seja o senhor. Posso dizer que foi muito cordial e simpático. Mas aquela mulher estava eufórica, parecia uma das fãs do Tony Carreira!”

 

Preconceito?

Ontem fiquei um bocado chateada com uma situação que se passou no meu trabalho. Esta situação já é repetente, e até acho que cheguei a contar de uma outra vez algo parecido. Estavam aí umas três pessoas em fila. Estava um casal, que eu vi que falaram um com o outro. Como o separador do “cliente seguinte” por vezes voa, perguntei: ” estas compras são juntas”? A senhora respondeu que apenas duas ou três coisas eram dela, o senhor permaneceu calado. Quando a senhora depois de atendida saiu, o senhor disse-me mais ou menos assim:”porque é que me perguntou se as compras eram juntas”? Eu, inocentemente respondi que “achei que estavam juntos”! O homem ficou passado, perguntou-me se eu achava que ele tinha ar de quem se dava com aquela senhora. Fiquei atrapalhada e muda. Ele continuou, dizendo que a diferença saltava à vista, e blábláblá! Sinceramente não vi diferença alguma. Será que ele quis dizer que ele tem pedigree e ela não? As pessoas não trazem um crachá com identificação, nem a dizer se são parentes, vizinhos, inimigos, rivais ou o que quer que seja. Haja paciência!”

 

Uma das situações possíveis é a Caetano existir mesmo e o grupo Sonae patrocinar o seu blogue, enfim pode existir muita especulação acerca da Caetana, mas a minha pequena “investigação” deu-me uma conclusão mais simples e objectiva, baseado nas datas e horas de publicação, na escrita e forma que aborda os assuntos, conclui que esta Mulher existe mesmo. Independentemente existir patrocino ou não. Pessoalmente não acredito nesse suposto patrocino e acredito na pessoa como se apresenta, e quando penso que esta Mulher com um profissionalismo sem fronteiras está a part-time, pergunto, onde nós vamos parar assim? Eu entendo a necessidade deste blogue e também admito algumas loucuras que temos em comum, e como já tive o mesmo serviço que ela, admito que só uma pessoa que já fez trabalho de caixa consegue uma descrição das situações tão perfeitas como ela as nomeia. Portanto a conclusão que relaciono é exactamente esta, ela existe!

 

Egoistamente tenho pena quando a Caetano deixar o part-time do Modelo e abraçar outro projecto, ou mesmo se largar o serviço das caixas ao mudar de secção. Será que depois disso ela continuará a brilhar-nos com os seus pensamentos nos futuros projectos? O que será da Lupa de Alguém? Bem, só o tempo poderá responder a esta questão, mas enquanto existir, eu serei um leitor atento dos pensamentos de uma Mulher que se dá a conhecer por Caetana e que escreve com o pensamento da alma.

Visitar: A Lupa de Alguém

 

 

20 comentários

Comentar post